O Minas Summit 2024 foi um evento realizado em Belo Horizonte, e tinha a proposta de ser “o maior encontro de inovação corporativa de Minas Gerais”, mas honestamente, se esse foi o maior evento nessa proposta de Minas, eu lamento muito pelos mineiros, e vou falar porque.
Foi sim um evento grande quando falamos de palestras, pois tiveram muitas, além de ter pessoas relevantes palestrando, mas a área que eu acredito que importava mais mesmo, que era os stands de empresas e start-ups deixou muito a desejar.
Além disso, não havia nem uma coerência na disposição das empresas, às vezes sobre tipos de negócios, ou atuação, ficava um pouco desconexo, uma hora você falava com uma turma da saúde, depois de direito e depois de tech, enfim, a segmentação poderia ser melhor.
A ideia de promover Network ficava mais fácil nos stands, do que nas palestras, ou pitchs, pois aos redores das stands ficavam várias pessoas conversando e ouvindo sobre uma mesma empresa facilitava a aproximação.
Alguns pitchs eram abertos, e realmente é uma proposta bem legal, fica parecido com um “Shark Tank” ao vivo, mas a interação era limitada tanto com os apresentadores quanto aos investidores, pois o foco era realmente na venda ou compra do projeto.
Me pergunto o que faltou aos organizadores para conseguir montar um evento que fosse maior, não sei se foi falta de engajamento das empresas em Minas, ou se foi falta de divulgação dos organizadores para buscar mais participantes.
Diria que funcionou bem para quem queria encontrar ou conhecer um palestrante específico, porque em resumo o Minas Summit acabou sendo mais um evento de palestras, mais focado em informação, do que em fomentar negócios.
Negócios são feitos quando as pessoas conseguem comunicar umas com as outras, quando conseguem encontrar algo em comum, ou ao menos sonhar com essa possibilidade.
Negócios acontecem quando temos uma dor, e encontramos uma solução.
Negócios acontecem quando temos uma solução e encontramos quem precisa dela, ainda que a outra empresa ou pessoa nem saiba ainda que precisa dela
Negócios acontecem quando fazemos conexões hoje que podem virar parcerias no futuro.
E o mais legal sobre negócios é que eles podem ser inesperados, e por isso, podem acontecer em qualquer lugar, mas acredito que se for possível criar um evento em que as pessoas vão com a cabeça de fazer negócios, ou conhecer novas oportunidades, isso em si já é um grande facilitador.
Parabéns a toda organização do evento, realmente juntaram muitos talentos e negócios, esperamos que o próximo Minas Summit consiga realmente ser mais relevante e tenha um impacto mais ativo e positivo dentro dos negócios em todo estado mineiro.