A Guerra na Ucrânia é um marco importantíssimo, talvez o mais importante até agora no Século XXI.
Essa guerra representa uma mudança em um panorama que vem desde o final da Guerra Fria, com a Queda do Muro de Berlim, e o fim da União Soviética.
Após a dissolução do bloco socialista, surgiram esses novos países, como Ucrânia, Bielorrússia, entre outros, que antes estavam aglutinados.
Além disso, pensava-se na época que o mundo viveria uma determinada paz, pois as guerras novas seriam travadas de maneira comercial, já que o mundo é agora todo capitalista, e que a guerra realmente seria um recurso extremo.
Mas, o tempo foi passando, e tanto os EUA, quanto a Europa, o Oriente Médio, a Rússia e a China foram movimentando suas peças no tabuleiro do mundo, e chegamos a essa situação hoje.
A Complexidade da Guerra na Ucrânia
Desde o início em 24 de fevereiro de 2022, com a invasão russa, a guerra na Ucrânia tem sido um dos conflitos mais intensos e devastadores da atualidade.
É uma guerra que a Rússia se sente com o direito de tomar alguns territórios pertencentes à União Soviética, somado ao interesse natural da Ucrânia em manter sua soberania, e também uma resposta ao avanço da OTAN em direção à Rússia.
A Ucrânia estava prestes a entrar para a OTAN, que é uma força militar coligada dos países europeus com os EUA, e que de certa forma, é sim para ter uma proximidade territorial com a Rússia.
Inclusive, essa guerra já se extende por 2 anos, justamente porque quem luta ela não é só a Ucrânia, a OTAN quem suporta o país contra o avanço russo
E vale a pena ressaltar que a OTAN é, sim, uma força militar Americana.
Acontece que nesse cenário caótico, há muitos outros jogadores que aparecem, como a China querendo tomar Taiwan, o ataque do Hamas a Israel, o ataque do Yemen aos navios do Canal do Suez, o Irã atacando Israel.
Sem falar da crise dos mísseis que vivemos novamente, toda hora a Coréia do Norte faz uma graça, a Rússia manifesta um caminho ao conflito inevitável, e por aí vai.
Um monte de conflito começa a pipocar, ou aparecer, porque a maior força do mundo, os EUA, que é o maior representante da OTAN, tem que dividir sua atenção para vários lugares, e isso leva a esse cenário.
Além disso tudo, claro as perdas humanas trágicas, o conflito causou uma destruição massiva de infraestruturas essenciais, aprofundando uma crise humanitária alarmante.
Desdobramentos Econômicos e Financeiros Significativos
Não era de se esperar menos, um conflito na Europa, com o maior país do mundo, que é uma potência energética.
A Rússia é um dos maiores fornecedores de gás e petróleo, fertilizantes e matéria prima em geral que serve para alavancar outros setores da economia e indústria.
Mas não é só a Rússia que é importante, a Ucrânia tem um papel importante também, como por exemplo, na produção e plantação de trigo.
Aconteceu que para tentar frear os avanços russos, tanto a Europa, quanto os EUA implementaram algumas sanções comerciais, pararam de comprar algumas coisas, e de vender outras.
Só que a Rússia viveu isolada do mundo por quase 70 anos como um bloco auto suficiente comunista, e hoje, eles não demonstram estar sofrendo com as sanções, já o contrário, a Europa por exemplo, e todo o mundo que faz uso do petróleo e fertilizantes, estão tendo sérios problemas na cadeia produtiva por conta disso.
O prolongamento do conflito na Ucrânia tem causado impactos expressivos na economia global, refletindo-se em diversas áreas cruciais.
- Aumento da Inflação:
- A guerra pressiona os preços de commodities como petróleo, gás natural e alimentos, elevando a inflação global.
- Desaceleração do Crescimento Econômico:
- O impacto da guerra se manifesta na desaceleração do crescimento econômico global, afetando o comércio, a produção e os investimentos.
- Instabilidade Financeira:
- O risco de instabilidade financeira global aumenta, com a possibilidade de crises de crédito e corridas bancárias.
Impactos no Brasil Sob a Sombra da Guerra
Se o mundo todo sofre com a guerra, o Brasil também sente os efeitos econômicos e financeiros da guerra na Ucrânia.
O Brasil faz parte do BRICS, que é a união dos países emergentes, Brasil, Rússia, China, África do Sul, e por isso, de certa forma, até conseguiu evitar alguns efeitos, porque mantém relacionamento com os EUA e Europa, mas também com a Rússia e a China.
Uma certa oportunidade surgiu para o agro brasileiro fornecer trigo ao mundo, mas ao mesmo tempo, a falta de fertilizante e o preço do petróleo também nos atingiram.
Temos sim alguns desafios em várias frentes de negócios.
- Redução nas Exportações:
- A demanda por produtos brasileiros, como soja, milho e minério de ferro, diminuiu devido à guerra.
- Aumento nas Importações:
- Os preços elevados de commodities resultam em um aumento nas importações brasileiras, pressionando a economia.
- Instabilidade Financeira:
- O risco de instabilidade financeira global pode repercutir na economia brasileira, criando incertezas adicionais.
Perspectivas Futuras
A Guerra da Ucrânia não parece estar perto de terminar ainda, é um cenário que vem se alongando, e que é ruim e cansativo para ambas as partes.
O Presidente Putin é acusado de crime de guerra, e se ele perder a guerra, ou quiser acabar com ela, poderá sofrer algumas condenações por isso, sem falar do governo na Rússia.
A Ucrânia vive em seu território um certo experimento de guerra do Ocidente contra o Oriente, um certo ensaio para a OTAN, do que poderia ser um conflito armado contra a Rússia.
E como a OTAN é uma tentativa de unir os países europeus militarmente, se falhar nessa missão, perde o moral, e traria desconfiança aos países que se coligaram.
Realmente é um impasse grande para onde vai.
- Cenário Otimista:
- Uma resolução rápida com apoio internacional poderia limitar os impactos econômicos e financeiros.
- Cenário Pessimista:
- O prolongamento do conflito pode levar a uma recessão global e instabilidade financeira significativa.
O cenário mais provável parece ser a persistência do conflito, representando um desafio de longo prazo para a economia global.
Isso no Brasil vai continuar fazendo uma pressão sobre o preço dos combustíveis, levando uma pressão popular, e também.
Além disso, devido a conduta do governo de esquerda, há uma certa prática de querer segurar esses impactos custeando parte do petróleo, só que essa medida traz um prejuízo grande aos cofres públicos, uma vez que o país já está com uma dívida absurda.
Embora os impactos sejam significativos, acaba que o Brasil já consegue sozinho aumentar os danos, que se juntam com situações domésticas e levam a crise econômica a outro patamar..
Considerações Finais
A guerra na Ucrânia representa um marco significativo na política e economia mundial.
O Brasil, como parte integrante da economia global, não está imune aos efeitos desse conflito.
Desde a pressão inflacionária até a instabilidade financeira, os desafios são numerosos e complexos.
No entanto, o país também possui mecanismos para mitigar esses impactos e buscar estabilidade.